Palestrantes

CIANE FERNANDES

Ciane Fernandes é professora titular da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia e uma das fundadoras do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas desta universidade; pesquisadora Produtividade em Pesquisa pelo CNPq PQ-2; graduada em enfermagem, licenciada em artes visuais e especialista em saúde mental (arteterapia) pela Universidade de Brasília; mestre e Ph.D. em Artes & Humanidades para Intérpretes Das Artes Cênicas pela New York University, Analista de Movimento pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies (New York), de onde é pesquisadora associada, e pós-doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. É fundadora, diretora e performer do Coletivo A-FETO de Dança-Teatro da UFBA desde sua fundação, em 1997. Já se apresentou em diversas cidades do Brasil e do exterior, tanto em espetáculos e performances, quanto em palestras e debates, bem como ministrando oficinas ou em formatos híbridos de palestras demonstrativas e conferências performativas. Suas publicações de destaque incluem os livros PinaBausch e o Wuppertal Dança-Teatro: Repetição e Transformação e O Corpo Movimento: O Sistema Laban/Bartenief na Formação e Pesquisa em Artes Cênicas. O primeiro já está em sua terceira edição nos EUA e Europa, e o segundo foi recentemente publicado na Inglaterra, em edição atualizada e expandida. A autora recebeu também diversas bolsas de estudos nacionais e internacionais. Nos últimos quinze anos, têm enfocado a Educação Somática e a Análise Laban/Bartenieff de Movimento na Prática Como Pesquisa, no contexto da performance em meio ambiente e da diversidade, num diálogo entre estética e terapia. Este é um dos tema de seu novo livro Dança Cristal: Da Arte do Movimento à Abordagem Somático-Performativa, publicado em 2018 pela Editora da UFBA. Desde seu ingresso na UFBA, em 1997, vem ensinando e desenvolvendo projetos de pesquisa sobre: educação somática, análise do movimento, formação corporal do ator, dança-teatro, interartes, performance e interculturalidade, como por exemplo a associação do Sistema Laban/Bartenieff à dança clássica indiana de estilo Bharatanatyam.



DIEGO PIZARRO

Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, com período sanduíche em University of North Carolina at Greensboro. Mestre em Arte e Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília. É especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em performance, coreografia, técnicas de dança, interpretação teatral e Educação Somática. Integrou a Basirah Cia. de Dança Contemporânea em Brasília-DF. Professor efetivo do curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Brasília -IFB desde 2010. Coordena o grupo de pesquisa CEDA-SI - Coletivo de Estudos em Dança, Educação Somática e Improvisação desde 2012. É Educador do Movimento Somático - SME, Practitioner e Teacher de Body-Mind Centering(sm). Cadeísta profissional no método de Cadeias Musculares e Articulares G.D.S. Instrutor certificado em GYROKINESIS e GYROTONIC, atuando desde 2008. Também atua como instrutor em ESFEROKINESIS, certificado pelo Centro de Investigación y Estudio de Técnicas y Lenguajes Corporales - CIEC. Ensina e pesquisa Educação Somática, Anatomia Corporalizada, Contato-Improvisação e Dança Contemporânea. Em 2017 organizou os livros publicados "Mitopoiesis: dança, educação somática e biologia celular" e "Ensino-Pesquisa em Extensão: processos de composição em dança na formação do docente-artista". Recentemente foi um dos principais organizadores do I Encontro Internacional de Práticas Somáticas e Dança, realizado em Brasília/DF. Em 2019 organizou coletivamente o livro "Práticas Somáticas em Dança - Body-Mind Centering em Criação, Pesquisa e Performance". Possui registro profissional junto à ISMETA - International Somatic Movement Education & Therapy Association. Desde 2019 é membro do conselho editorial do Journal of Dance and Somatic Practices, Coventry University/UK: Intellect Press. É membro da rede BR-UK de Medicina e Ciência da Dança.